Guimarães

Considerada a Cidade Berço de Portugal, a sua história está intimamente ligada à história e identidade nacional. Distinguida pelo seu património único, o seu centro Histórico é um dos mais bonitos e exemplarmente recuperado, tendo sido reconhecido pela UNESCO, em 2001, como Património da Humanidade.

 

É uma cidade charmosa e cheia de história, que se reflete em inúmeros monumentos nacionais e edifícios icónicos espalhados por toda a cidade. As suas gentes são igualmente singulares, orgulhosas da sua cidade e conscientes do seu património tem uma capacidade extraordinária de saber receber que os visita.

Location

Alfa Atlântica – Edifício Magnolia

Novo empreendimento situado na zona alta da cidade, em pleno centro, numa das principais artérias de Guimarães. Local ideal para quem procura um apartamento exclusivo, de apenas 9 frações habitacionais com uma identidade única.

 

Este edifício irá consolidar o gaveto entre a Av. D. João IV e a Rua Paulo VI, voltado a sul com vista para a Penha, beneficiando de uma excelente exposição solar. 

Empreendimento

O edifício insere-se num terreno em área classificada no PDM como Estrutura ecológica municipal - Nível II, Solo urbano, Solo urbanizado, Espaços centrais e na nova área ARU.
Mantém a cércea do edifício existente a norte, com 4 pisos, e na frente virada para a Av. D. João IV, surge com mais um piso do que o edifício confrontante. No entanto, optou-se por nestas situações de encosto, recuar a fachada e criar espaços de varanda relacionadas com os espaços comuns das habitações, acrescentando assim a estas um espaço verdadeiramente utilizável. As guardas serão feitas com floreiras com dimensões diversas, definidoras também da imagem que se pretende para o edifício.
Apesar destes recuos e quebras da volumetria a imagem que apresenta é de um edifício compacto. No entanto, através da marcação das lajes e a opção de materiais diminui-se intencionalmente essa imagem.

 

As fachadas serão revestidas com “Etics” e cerâmico, resolvendo assim o isolamento térmico da construção. Este revestimento exterior, será colocado sobre paredes de tijolo cerâmico térmico de furação vertical, sendo termicamente mais eficiente.
No seu interior, as habitações terão paredes divisórias em tijolo. Serão utilizadas mantas acústicas que impossibilitem a passagem de ruídos entre apartamentos através dos pavimentos, para além do tratamento acústico das paredes divisórias entre frações.
O aquecimento de águas será feito com recurso a "bomba de calor". A climatização será realizada com recurso a ar condicionado com sistema "multi-split", sendo que os sanitários serão aquecidos com pavimento radiante eléctrico. Serão ainda instalados sistemas de ventilação mecânicos centralizados em todos os sanitários.

 

As esquadrias exteriores serão de alumínio com corte térmico e vidro duplo.
As coberturas serão também realizadas com recurso ao sistema de "cobertura invertida", com espessuras de isolamento adequadas às condições do clima, conforme prevê a regulamentação existente.
Será por isso, um edifício em que o cuidado com as questões construtivas de conforto térmico e acústico, bem como as de eficiência energética e de durabilidade da construção, são uma preocupação fundamental na execução dos projetos e na respetiva obra.

Arquitectura

O projeto de arquitetura é da responsabilidade do gabinete Pitagoras Group, com sede em Guimarães e com cerca de 30 anos de existência, cujos sócios são Raul Roque, Alexandre Coelho Lima e Manuel Roque.A Pitagoras Group trabalha sempre em colaboração estreita com os seus clientes, empresas e futuros utilizadores, para criar  edifícios e obras que sirvam os seus destinatários  e possam constituir elementos de referência, contemporâneos e distintivos, tendo sempre em conta as condições e a envolvência em que cada projeto se desenvolve.

 

A Pitágoras coordena permanentemente uma equipa multidisciplinar de cerca de 40 profissionais, preparada para uma resposta rápida, cumprindo os prazos estabelecidos, a programas de complexidade acrescida, conduzindo cada projeto, local ou internacional, grande ou pequeno, numa perspetiva de satisfação do interesse geral dos seus clientes, sempre fundados em princípios e éticas arquiteturais fortes.

Pitagoras Group

Apartments